Compartilhe

A ANPEd realizará entre os dias 20 e 24 de outubro de 2019 sua 39ª Reunião Nacional, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. O site do encontro já está no ar a partir desta sexta, 21 de dezembro.

O tema “Educação Pública e Pesquisa: ataques, lutas e resistências”, definido coletivamente com coordenadores de GTs, coordenações do FORPREd, FEPAE e Comitê Científico, inspirará uma reunião plural que marca o compromisso histórico da Associação com o direito à educação, à escola pública, à pesquisa crítica, rigorosa e comprometida com a justiça social e com a democracia.

Segundo a presidente da ANPEd, Andréa Gouveia (UFPR), o tema provoca a análise crítica dos ataques que são de múltiplas dimensões, mas também inspira pensar que as lutas e as resistências são intensas e plurais. “Lutas construídas em torno dos sujeitos nos diferentes espaços educativos, escolas, centros de educação infantil, comunidades, movimentos sociais, universidades e tantos outros pelos quais tecemos nossas pesquisas coletivamente.” Resistências à injustiça, à exclusão, à homofobia, aos racismos, ao autoritarismo. Resistências que exigem compreensão do que é ser humano pleno e quais as possibilidades dos processos educacionais contribuírem para uma sociedade em que o reconhecimento e a solidariedade sejam possíveis.

“São tempos desafiadores e a Reunião Nacional da ANPEd será espaço para renovarmos nossa capacidade de análise e darmos visibilidade para a força e fecundidade da pesquisa educacional brasileira”, afirma.