Compartilhe

A ANPEd realizará entre os dias 20 e 24 de outubro de 2019 sua 39ª Reunião Nacional, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. O site do encontro já está no ar a partir desta sexta, 21 de dezembro.

O tema “Educação Pública e Pesquisa: ataques, lutas e resistências”, definido coletivamente com coordenadores de GTs, coordenações do FORPREd, FEPAE e Comitê Científico, inspirará uma reunião plural que marca o compromisso histórico da Associação com o direito à educação, à escola pública, à pesquisa crítica, rigorosa e comprometida com a justiça social e com a democracia.

Segundo a presidente da ANPEd, Andréa Gouveia (UFPR), o tema provoca a análise crítica dos ataques que são de múltiplas dimensões, mas também inspira pensar que as lutas e as resistências são intensas e plurais. “Lutas construídas em torno dos sujeitos nos diferentes espaços educativos, escolas, centros de educação infantil, comunidades, movimentos sociais, universidades e tantos outros pelos quais tecemos nossas pesquisas coletivamente.” Resistências à injustiça, à exclusão, à homofobia, aos racismos, ao autoritarismo. Resistências que exigem compreensão do que é ser humano pleno e quais as possibilidades dos processos educacionais contribuírem para uma sociedade em que o reconhecimento e a solidariedade sejam possíveis.

“São tempos desafiadores e a Reunião Nacional da ANPEd será espaço para renovarmos nossa capacidade de análise e darmos visibilidade para a força e fecundidade da pesquisa educacional brasileira”, afirma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support