Compartilhe

Aconteceu na sexta-feira (13/04), das 08hs às 18h30, no Espaço Cultural Professora Jarede Viana, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), no bairro do Mutange, a Conferência Estadual Popular de Educação – CONEPE 2018, organizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), Fórum Estadual Permanente de Educação do Estado de Alagoas (Fepeal) e o próprio Sinteal, rumo à CONAPE 2018, que irá acontecer no período de 24 a 26 de maio, em Belo Horizonte (MG).

A CONEPE 2018 teve em sua abertura a apresentação do “Coro Sinteal Em Canto”, que apresentou repertório de canções representativas da luta da classe trabalhadora e da cultura popular. Após a apresentação musical foi instalada a mesa da conferência, com representantes do FNPE, Fepeal, Sinteal e CUT nacional. A presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, em nome da entidade, abriu a Conferência e desejou sucesso nas discussões de temas que envolvem a defesa da educação e a democracia no país.

Tendo como lemas “Vamos debater a Educação que queremos para Alagoas e para o Brasil” e “Educação se faz com democracia”, a CONEPE 2018 é um fórum importante de debate e deliberações que contou com a presença de representantes de vários movimentos da sociedade civil organizada, de pais e mães de alunos, dos próprios alunos e alunas e, evidentemente, de lideranças e trabalhadoras/es da área da educação do ensino básico, profissional e superior, tanto da iniciativa pública, quanto da iniciativa privada.

Todas as lideranças que formaram a mesa de abertura se pronunciaram sobre o grave momento político vivido no país, demonstraram preocupação e indignação quanto aos ataques à democracia, e sobre como isto atinge diretamente a educação. Em cada fala de componente da mesa de abertura ficou uma convocação para que sejam intensificados os debates e também intensificadas as lutas em defesa da educação.

Transportando essa disposição de luta para o palco da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018), a ser realizada no período de 24 a 26 de maio, em Belo Horizonte, Minas Gerais, o representante do Fepeal, Celestino Lourenço, anunciou: “Vamos transformar BH [Belo Horizonte] na capital de resistência e da luta pela educação”.

“Lula Livre”

Todas as lideranças que falaram foram unânimes em defender o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que se tornou “preso político” no país, e que vem recebendo gestos de solidariedade vindos de todas as partes do Brasil, mas também do mundo inteiro.

Após a abertura do evento, foi lido e aprovado o regimento da CONEPE 2018, e depois houve uma palestra da professora da UFAL, Sandra Lúcia Lira, que teceu explicações importantes sobre o que vem a ser a CONEPE e os seus objetivos. Logo em seguida foram iniciados os trabalhos em grupos, que continuaram no período da tarde.

Durante toda a parte da tarde aconteceram reuniões por grupos. Após essas reuniões por segmentos, democraticamente foi definido o número de delegados/as que irão participar da etapa nacional, a CONAPE 2018, a ser realizada, no período de 24 a 26 de maio, em Belo Horizonte (MG), e que terá como tema central: “Implementar os planos de Educação é defender uma educação pública de qualidade, social, gratuita, laica e emancipadora”.

 

X .Brasil - BRASIL .Reuniões Conape - REUNIOES-CONAPE Acre - AC Alagoas - AL Amapá - AP Amazonas - AM Bahia - BA Ceará - CE Distrito Federal - DF Espírito Santo - ES Goiás - GO Maranhão - MA Mato Grosso - MT Mato Grosso do Sul - MS Minas Gerais - MG Pará - PA Paraíba - PB Paraná - PR Pernambuco - PE Piauí - PI Rio de Janeiro - RJ Rio Grande do Norte - RN Rio Grande do Sul - RS Rondônia - RO Roraima - RR Santa Catarina - SC São Paulo - SP Sergipe - SE Tocantins - TO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support