Compartilhe

Temos vivido dias de debate intenso na sociedade sobre o papel das universidades federais públicas e gratuitas no cumprimento das missões de ensino, pesquisa e extensão com a qualidade que a sociedade brasileira e o desenvolvimento sustentável do país requerem. Nessa conjuntura de cortes e contingenciamentos orçamentários, o debate sobre o financiamento volta à pauta.

Por isso, apresentamos o caderno Universidades Federais – Patrimônio da Sociedade Brasileira. Por meio desse material, sintetizamos o contexto atual vivenciado pelo Sistema Público de Universidades Federais. Ressaltamos as contribuições das 63 universidades federais, e seus 328 campi, ao desenvolvimento econômico e social do País, assim como o reconhecimento social da qualidade e da importância do sistema, o histórico do financiamento e os compromissos derivados da política de estado prevista no PNE.

Devemos tornar conhecido, não só da comunidade acadêmica, mas da sociedade como um todo, que as universidades são eficientes, e exercem papel social fundamental, seja na promoção de quase toda a pesquisa científica e tecnológica realizada no país, gerando resultados econômicos extraordinários, seja na formação de profissionais qualificados ou, ainda, no atendimento à saúde de excelência, por meio dos hospitais universitários que, muitas vezes, são a única opção das comunidades em que estão inseridos.

Não se trata de um evento, mas de uma ação permanente. Vamos nos unir nesse propósito indispensável de defender as condições de funcionamento das universidades públicas federais.

Faça o download do arquivo em pdf aqui.

X .Brasil - BRASIL Acre - AC Alagoas - AL Amapá - AP Amazonas - AM Bahia - BA Ceará - CE Distrito Federal - DF Espírito Santo - ES Goiás - GO Maranhão - MA Mato Grosso - MT Mato Grosso do Sul - MS Minas Gerais - MG Pará - PA Paraíba - PB Paraná - PR Pernambuco - PE Piauí - PI Rio de Janeiro - RJ Rio Grande do Norte - RN Rio Grande do Sul - RS Rondônia - RO Roraima - RR Santa Catarina - SC São Paulo - SP Sergipe - SE Tocantins - TO