Compartilhe

Preparatório para etapa nacional, encontro é dedicado a formação e mobilização no debate sobre educação

A UFMG vai receber, nesta quarta-feira, 28, a Conferência Livre em Defesa da Universidade Pública e da Democracia. O encontro, que vai reunir representantes de entidades e especialistas no campo de educação, será dedicado ao debate sobre os desafios da educação superior, o papel estratégico da universidade no desenvolvimento do país e na garantia da soberania nacional e os recentes episódios que atingiram instituições como a própria UFMG e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e seus dirigentes.

Aberto ao público, com inscrições no local, o evento terá início às 18h30, no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), campus Pampulha. Está confirmada a presença da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, e do reitor na gestão 2014-2018, Jaime Ramírez.

A conferência livre faz parte da agenda de reuniões da Conferência Nacional Popular da Educação (Conape), que terá sua etapa nacional de 24 a 26 de maio, também em Belo Horizonte.

De acordo com a professora Analise da Silva, da Faculdade de Educação da UFMG e membro do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), conferências preparatórias como a do próximo dia 28 são oportunidades de formação, comunicação e mobilização social para as pessoas dispostas a participar do debate sobre educação, no contexto da Conape.

“O objetivo do encontro é promover o diálogo e estimular a participação de todas as entidades e pessoas interessadas, independentemente de virem ou não a ser delegadas, que podem e devem influenciar as deliberações das conferências em suas etapas nos municípios, regiões, estados e país”, explica Analise.

Ainda segundo a professora da FaE, a conferência deverá gerar subsídios para o debate sobre temas como o fortalecimento do sistema de pesquisa e produção de conhecimento e inovação, com investimentos estáveis nas universidades públicas, consideradas estratégicas para o desenvolvimento e a soberania nacional.

Além disso, as entidades farão manifestações, e serão escolhidos delegados da educação superior para a etapa nacional da Conape.

Outras informações estão disponíveis no site do Conape 2018.

fonte

X .Brasil - BRASIL .Reuniões Conape - REUNIOES-CONAPE Acre - AC Alagoas - AL Amapá - AP Amazonas - AM Bahia - BA Ceará - CE Distrito Federal - DF Espírito Santo - ES Goiás - GO Maranhão - MA Mato Grosso - MT Mato Grosso do Sul - MS Minas Gerais - MG Pará - PA Paraíba - PB Paraná - PR Pernambuco - PE Piauí - PI Rio de Janeiro - RJ Rio Grande do Norte - RN Rio Grande do Sul - RS Rondônia - RO Roraima - RR Santa Catarina - SC São Paulo - SP Sergipe - SE Tocantins - TO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support