Compartilhe

Na terça-feira, 06/04, a Comissão de Finanças do FNPE se reuniu, desdobrou encaminhamentos organizativos e com impactos financeiros e alinhou prazos estratégicos para pleno êxito da CONAPE, que ocorre entre os dias 24 e 25 de maio de 2018 em Belo Horizonte-MG. A avaliação é de que a CONAPE conseguirá mobilizar milhares de pessoas, de todo o país, transformando a cidade na “Capital da Educação” ao longo de três dias.

Os presentes, representantes das entidades que compõem a Comissão de Financiamento do FNPE (CONTEE, PROIFES e CNTE) analisaram o relato detalhado da Comissão Local, que trabalha nos aspectos organizativos em Belo Horizonte e suas repercussões financeiras, e propuseram encaminhamentos e prazos para garantir o pleno êxito do grande evento da educação no ano, que será realizado na capital mineira.

A Comissão reafirmou o caráter de autofinanciamento que deverá presidir a participação dos(as) delegados(as) à Etapa Nacional, uma das dimensões que sugere não haverá grandes disputas e limitações na indicação das delegações. Firmou-se que os Estados e o Distrito Federal terão um prazo (até 15/04) para apresentar uma previsão de delegados que deverão participar da etapa nacional. Tanto quanto possível, neste dimensionamento, deverá ser considerada a participação dos diversos segmentos e movimentos sociais . Também esta data (15/04) foi confirmada como o limite para que emendas sejam incorporadas ao sistema de relatoria e consideradas pela Comissão Nacional que conformará o documento referência com as contribuições oriundas dos estados a ser deliberado na etapa nacional (veja mais aqui).

A Comissão também encaminhou, para efeitos do melhor dimensionamento de custos, que o dia 24/04 será a data limite para que os estados e o Distrito Federal confirmem as delegações e procedam à inscrição/pré-credenciamento nominal, em formulário próprio que será disponibilizado no portal do FNPE, ainda em março. A Comissão também indicou que vai disponibilizar a alimentação (em embalagem térmica e descartável, ao preço de R$ 4,00), conforme solicitado pelos estados e o Distrito Federal, de modo a assegurar condições mais acessíveis de alimentação aos(às) delegados(as) com menores possibilidades de financiamento e manutenção de suas estadia em Belo Horizonte.

A Comissão também ratificou os encaminhamentos locais no sentido de assegurar locais para acampamento e viabilizar levantamentos e negociações com a rede hoteleira e espaços públicos, de modo a colaborar com a diminuição de custos com hospedagem e transporte.

Os materiais gráficos já estão à disposição em conape2018.com.br e podem ser reproduzidos. Parcerias com entidades e órgãos públicos foram encaminhadas e, de imediato, viabilizarão a reprodução de milhares de cartazes e adesivos.

A equipe de Comunicação do FNPE nas redes sociais também será reforçada com o aporte das três entidades.

Sobre a programação da etapa nacional

Com determinante impacto nos aspectos organizativos e financeiros, a programação da etapa nacional foi repassada na oportunidade.

No dia 24 de maio, a partir das 14h, haverá uma concentração em local estratégico e em seguida uma marcha por algumas ruas da cidade, que redundará em um grande ato oficial de abertura, com milhares de presentes. Para tanto, a Prefeitura de Belo Horizonte tem se colocado como importante parceira no sentido de viabilizar as condições objetivas de logística e segurança para as atividades.

No dia 25 de maio, entre 8h e 12h, diversos pontos da cidade e a Expominas, abraçarão diversas atividades propostas pelas entidades e parceiros estratégicos do campo educacional. Serão apresentações culturais, exposições, mostras, debates, palestras, mesas, painéis, plenárias e reuniões, apresentações e comunicações acadêmicas, entre outras atividades, que transformarão Belo Horizonte em uma capital dedicada à educação. As entidades que organizarão suas atividades devem comunicá-las ao FNPE para que sejam incluídas na programação e viabilizado o espaço adequado, se necessário. O prazo é o dia 24/04 e o registro deve ser enviado ao e-mail conape2018@gmail.com. A partir das 14h, os(as) delegados(as) debaterão os eixos do documento sistematizado pelo Comissão do FNPE, concentrados(as) na Expominas. O dia se encerra com Atividade Cultural, a partir das 20h.

No dia 26 de maio, entre 9h e 14h, haverá a grande plenária da CONAPE que deliberará sobre o documento final, eventuais moções e, ainda, sobre o Manifesto da I CONAPE.

Próximas agendas

Reunião do Pleno do FNPE em Salvador – BA
QUANDO: 14 de março de 2018 19h
ONDE: APUB – Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia
R. Prof. Aristídes Novis 44 – Federação, Salvador – BA, 40210-630 Brasil

Confira o comunicado aqui.

X .Brasil - BRASIL .Reuniões Conape - REUNIOES-CONAPE Acre - AC Alagoas - AL Amapá - AP Amazonas - AM Bahia - BA Ceará - CE Distrito Federal - DF Espírito Santo - ES Goiás - GO Maranhão - MA Mato Grosso - MT Mato Grosso do Sul - MS Minas Gerais - MG Pará - PA Paraíba - PB Paraná - PR Pernambuco - PE Piauí - PI Rio de Janeiro - RJ Rio Grande do Norte - RN Rio Grande do Sul - RS Rondônia - RO Roraima - RR Santa Catarina - SC São Paulo - SP Sergipe - SE Tocantins - TO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support