Compartilhe

Deliberações da etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação serão levadas a encontro nacional, também em Belo Horizonte

“O momento é de união em defesa da educação, da ciência, da cultura, da saúde, da universidade sempre pública e de referência”, afirmou a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, ao abrir, na noite de ontem (quarta, 28), a etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação, a Conape 2018, no campus Pampulha. O evento reuniu representantes de diversas entidades vinculadas à educação.

Depois de citar o geógrafo Milton Santos – “a força da alienação vem da fragilidade dos indivíduos que apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une” –, Sandra Goulart Almeida convocou à mobilização contra essa alienação e à luta corajosa pelos valores democráticos e republicanos. “Essa deve ser a defesa de todos nós, de todas as universidades, na construção do país em que acreditamos”, disse a reitora, que se declarou honrada por ser aquele o primeiro evento do qual participava à frente da gestão da UFMG.

A professora Analise da Silva, da Faculdade de Educação da UFMG, falou em nome do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), promotor da conferência. Ela ressaltou a importância de “uma educação superior de qualidade e democrática, que inclua “mulheres, negras, negros, indígenas, pessoas com deficiência, LGBTs e transexuais”.

Cristina del Papa, uma das coordenadoras gerais do Sindifes, sindicato de servidores técnico-administrativos de instituições de ensino superior mineiras, chamou a atenção da categoria para o Acórdão 291/2018. Segundo ela, “o documento põe em xeque a forma democrática como acontece a consulta à comunidade para escolha de reitor e vice, propondo que a indicação venha do governo federal”.

O vice-reitor da Uemg, José Eustáquio de Brito, lembrou o desgaste sofrido pelo ensino superior público no país, consequência, segundo ele, de estratégia do governo federal para conduzir à privatização das universidades. Ele mencionou a situação enfrentada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). “Técnicos do Tesouro Nacional recomendaram a privatização da UERN para reduzir as despesas do Estado”, informou.

Também fizeram intervenções representantes de entidades locais, como associações e sindicatos de professores e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMG, e nacionais, como a Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Fasubra, federação que representa servidores técnico-administrativos das universidades, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

O tom comum às intervenções foi de denúncia do cenário de dificuldades orçamentárias enfrentado pelas universidades públicas brasileiras, que deixam de pagar as contas de água e energia, demitem trabalhadores terceirizados e reduzem as bolsas de graduação, o que afeta diretamente os estudantes mais carentes. Segundo os relatos, há instituições que contam com apenas 8% de professores efetivos.

Até o início de abril, todas as etapas estaduais da Conape terão sido realizadas, e as deliberações desses encontros serão levadas à etapa nacional, que será realizada de 24 a 26 de maio, também em Belo Horizonte.

Os participantes fizeram um minuto de silêncio, em homenagem à vereadora carioca Marielle Franco, do PSOL, assassinada neste mês.

O evento foi gravado em vídeo, disponível na página do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil no Facebook.

Analise da Silva: espaço para todos Zirlene Lemos / UFMG

X .Brasil - BRASIL .Reuniões Conape - REUNIOES-CONAPE Acre - AC Alagoas - AL Amapá - AP Amazonas - AM Bahia - BA Ceará - CE Distrito Federal - DF Espírito Santo - ES Goiás - GO Maranhão - MA Mato Grosso - MT Mato Grosso do Sul - MS Minas Gerais - MG Pará - PA Paraíba - PB Paraná - PR Pernambuco - PE Piauí - PI Rio de Janeiro - RJ Rio Grande do Norte - RN Rio Grande do Sul - RS Rondônia - RO Roraima - RR Santa Catarina - SC São Paulo - SP Sergipe - SE Tocantins - TO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support