Compartilhe

Profissionais da educação, membros de sindicatos e o público em geral participam da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), etapa regional Toledo. A programação acontece neste sábado (9), nas instalações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O objetivo é discutir sobre a situação da educação em todo o Brasil e propor soluções viáveis para sanar os problemas identificados no setor.

A Conape é um espaço de debate e os trabalhadores em educação, sociedade civil, movimentos sociais tem a oportunidade de discutirem a educação e pensarem metodologias que viabilizem uma prática efetivamente democrática.

Segundo a integrante da comissão organizadora da Conferência e vice-presidente do Fórum da Educação Caroline Recalcatti, a Conape traz a discussão para manter aquilo que é bom na educação e melhorar ou ampliar no que é necessário, de acordo com as diretrizes municipal, estadual e nacional. “Os profissionais da educação são essenciais para o desenvolvimento da sociedade brasileira”, afirma ao complementar que após as discussões na Conferência, os resultados são encaminhados para as esferas competentes.

O presidente do Conselho da Educação Flávio Scherer lamenta que atualmente acontece uma desconstrução na educação. “Temos grandes desafios e eles precisam ser debatidos sempre a favor da qualidade da educação”. Já, o presidente do Fórum da Educação de Toledo Leandro Araújo Crestani afirma que o debate é importante, porque o setor vive um momento de retrocesso. “Devemos mudar esse cenário. A educação precisa avançar”. Para a representante do Poder Legislativo, a vereadora Marli Gonçalves Costa, a Conferência é fundamental para a educação. “É o momento de garantirmos os nossos direitos. Temos que avançar nas conquistas”.

PROGRAMAÇÃO

Pela manhã, os participantes aprovaram o regimento e uma mesa temática sobre “Educação Pública de Qualidade, Laica e Emancipadora” foi realizada. O professor Leandro Araújo Crestani abordou o tema Escola Sem Partido. A professora Jaqueline Parmegiani tratou sobre a Diversidade na Educação e a professora Janete Márcia do Nascimento e o professor José Afonso Klein falaram sobre a Valorização dos Profissionais da Educação.

No período da tarde, o público participou de discussão nos eixos: Instituição, Democratização, Cooperação Federativa, Regime de Colaboração, Avaliação e Regulamentação da Educação; Qualidade, Avaliação, Regulamentação das Políticas Educacionais; Participação Popular e Controle Social; Acesso, Permanência e Gestão; Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão; Cultura, Carreita, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde e Gestão, Transparência e Controle Social.

A Conape é uma promoção do Fórum Municipal de Educação de Toledo, APP – Sindicato, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo) e o Fórum Sindical de Toledo. A Conape visa estabelecer eixos de trabalho e eleger os delegados para a conferência de 2018.

Fonte: https://www.jornaldooeste.com.br/noticia/fase-regional-da-conape-discute-situacao-da-educacao

 

X .Brasil - BRASIL Acre - AC Alagoas - AL Amapá - AP Amazonas - AM Bahia - BA Ceará - CE Distrito Federal - DF Espírito Santo - ES Goiás - GO Maranhão - MA Mato Grosso - MT Mato Grosso do Sul - MS Minas Gerais - MG Pará - PA Paraíba - PB Paraná - PR Pernambuco - PE Piauí - PI Rio de Janeiro - RJ Rio Grande do Norte - RN Rio Grande do Sul - RS Rondônia - RO Roraima - RR Santa Catarina - SC São Paulo - SP Sergipe - SE Tocantins - TO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support