Compartilhe

O pleno do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) reuniu-se nesta quinta-feira, 21, em Brasília, para fazer um balanço da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) 2018, realizada entre os dias 24 a 26 de maio, em Belo Horizonte, e apontar os próximos passos do FNPE frente a atual conjuntura.

Na reunião desta quinta, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a realização da CONAPE foi considerada um sucesso por todos os presentes, considerando que o evento reuniu mais de três mil pessoas na capital mineira, e durante três dias debateu políticas, desafios e avanços da educação pública brasileira, em todos os níveis, mobilizando docentes, estudantes, sindicalistas e representantes de movimentos ligados à educação.

Leia o relatório completo da reunião

“A CONAPE renovou nossas esperanças na luta, e o sucesso do evento mostrou novamente que vale a pena lutar. Mas a continuidade dos debates, das ações propostas e das mobilizações se mantém como um desafio, porque enfrentamos um governo golpista que continua construindo uma CONAE que é uma tentativa de destruir o Plano Nacional de Educação, justamente por isso construimos a CONAPE, com muito esforço, mas muita vitória também”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão.

Além dos informes e avaliações sobre a CONAPE, a reunião na CNTE considerou também ser necessária a permanência e continuidade do FNPE, para dar consequência e desenvolver as ações propostas em Belo Horizonte, com foco no combate à Emenda à Constituição 95, que congela gastos sociais pelos próximos vinte anos, e praticamente inviabiliza a educação pública brasileira. Além de Brandão, estiveram presentes pelo PROIFES: Gil Vicente Ferreira (ADUFSCar-Sindicato), Ênio Pontes de Deus (ADUFC) e Flávio Silva (ADUFG).

Para o próximo período, o pleno do FNPE decidiu, por unanimidade, que o PROIFES-Federação e a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Estabelecimentos de Ensino (Contee) farão parte da coordenação-geral do FNPE, somando-se nesta função à CNTE, CUT e ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Além da ampliação da coordenação, foi decidido, também por unanimidade, que a secretaria-executiva passa de Heleno Araújo, da CNTE, para Adércia Hostin, da Contee.

Fonte: Proifes

X .Brasil - BRASIL .Reuniões Conape - REUNIOES-CONAPE Acre - AC Alagoas - AL Amapá - AP Amazonas - AM Bahia - BA Ceará - CE Distrito Federal - DF Espírito Santo - ES Goiás - GO Maranhão - MA Mato Grosso - MT Mato Grosso do Sul - MS Minas Gerais - MG Pará - PA Paraíba - PB Paraná - PR Pernambuco - PE Piauí - PI Rio de Janeiro - RJ Rio Grande do Norte - RN Rio Grande do Sul - RS Rondônia - RO Roraima - RR Santa Catarina - SC São Paulo - SP Sergipe - SE Tocantins - TO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support