Compartilhe

Documento é a referência inicial para as atividades do FNPE ao longo de 2019 e tem como orientador programático a Carta Final da CONAPE 2018

O FNPE além de editar notas pública e promover debates conjunturais importantes em Rodas de Conversa, construiu um Plano de Ação 2019 que deve orientar a ação articulada das entidades do FNPE.

O Fórum reafirmou que são as deliberações da Conape que precisam ser desdobradas como agenda organizativa da luta política para o próximo ciclo. CONAPE/2018 ‘LULA LIVRE’: A EDUCAÇÃO COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA.

MANIFESTO: Carta de Belo Horizonte e Documento Final – Plano de Lutas.

Entre as estratégias deliberadas estão: Atuar contra as medidas conservadoras que atacam os/as Profissionais da Educação e a Escola Pública; Criar um Observatório Popular da Educação online (repositório) contendo listagem de retrocessos e análises sínteses e mais exaustivas sobre as medidas adotadas pelo Governo Federal e Desenvolver e articular Campanha que estimule a população a respeitar os/as Profissionais da Educação, básica e superior, e que prestigie as Instituições Públicas.

Foi reafirmada que o FNPE seguira exigindo a implementação das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE 2014/2024), instrumento de planejamento e de mobilização da sociedade, fundamental para garantir o Direito à Educação, com Valorização Profissional e Qualidade Social.

Outra iniciativa é seguir exigindo a revogação dos atos do poder executivo que desconfiguraram o Fórum Nacional de Educação (FNE) para promover a articulação das entidades em fóruns democráticos e populares. A proposta do FNPE é que as entidades se mobilizem nos fóruns institucionais e por meio de articulações próprias das entidades para reforçar a mobilização contra a agenda de destruição da educação pública e em defesa da qualidade social da educação em todos os níveis.

Além das estratégias e ações delineadas, o FNPE também indicou duas datas para reuniões: Participar do lançamento do Observatório da Internacional da Educação para a América Latina e colaborar na disseminação do material produzido. A atividade deve ser realizada em 22 de fevereiro em São Paulo, com atividade e envolvimento do FNPE e de parlamentares do campo progressista. A outra atividade é a realização de uma plenária do FNPE com a Frente Povo Sem Medo (FPSM) e a Frente Brasil Popular (FBP), com data indicativa para 27 de março de 2019, na APP Sindicato, Curitiba-PR.

ACESSE AQUI AS PROPOSTAS DO PLANO DE AÇÃO E COLABORE EM SUA DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO LOCAL.

X .Brasil - BRASIL .Reuniões Conape - REUNIOES-CONAPE Acre - AC Alagoas - AL Amapá - AP Amazonas - AM Bahia - BA Ceará - CE Distrito Federal - DF Espírito Santo - ES Goiás - GO Maranhão - MA Mato Grosso - MT Mato Grosso do Sul - MS Minas Gerais - MG Pará - PA Paraíba - PB Paraná - PR Pernambuco - PE Piauí - PI Rio de Janeiro - RJ Rio Grande do Norte - RN Rio Grande do Sul - RS Rondônia - RO Roraima - RR Santa Catarina - SC São Paulo - SP Sergipe - SE Tocantins - TO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support