Compartilhe

Adesões devem ser feitas até o dia 5 de agosto; Documento Referência já está pronto e disponível para download

O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) disponibilizou, no último dia 14/07, a convocatória para adesão à Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), que deve acontecer em abril de 2018. O documento detalha os eventos que levaram as entidades do campo educacional a se retirarem do Fórum Nacional de Educação (FNE) – como o Decreto Executivo de 26 de abril de 2017 e a Portaria No. 577 de 27 de abril de 2017, que muda o calendário da Conferência Nacional de Educação de 2018 (Conae-2018) e desmonta o Fórum Nacional de Educação (FNE) – e se mobilizarem no espaço de resistência do FNPE, e chama fóruns municipais e estaduais a aderirem ao processo de construção da Conape, preferencialmente até o dia 05 de agosto.

“Em um momento em que as escolas e as universidades públicas correm risco, assim como a ideia de autonomia da escola e do professor; em que há uma conjuntura tão difícil do ponto de vista do respeito às conquistas de uma Educação republicana e dialogada, a sociedade civil se mobilizar em torno da Conape é fundamental. Precisamos fortalecer a perspectiva de uma conferência popular que demarque um campo plural e de diálogo na Educação pública”, diz Andrea Barbosa Gouveia, presidente da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), uma das entidades que fazem parte da Coordenação do FNPE.

A convocatória também anuncia o encaminhamento do Documento Referência aprovado pelo FNPE, que é base para os debates que devem acontecer durante a Conape. Esse Documento Referência mantém os oito eixos que estavam presentes no Documento Referência da Conae 2018. A principal mudança que se encontra entre eles é uma posição mais demarcada em relação às críticas a medidas polêmicas tomadas pelo Governo Federal, como a reforma do Ensino Médio e a Emenda Constitucional 95.

+ ACESSE O DOCUMENTO REFERÊNCIA DA CONAPE 2018

“O documento é o mesmo, porém sem os pontos em que a gente havia negociado com o MEC uma pluralidade de perspectiva em relação a alguns temas, que são emblemáticos. À medida que o MEC interditou o diálogo, nós retomamos a versão em que apresentamos as nossas críticas de maneira mais contundente. As entidades tinham uma posição muito dura em relação à Emenda 95, por exemplo, que em nossa opinião compromete a construção do Plano Nacional de Educação”, diz Andrea.

A adesão pode ser feita entrando em contato com o FNPE pelo email conape2018@gmail.com. A convocatória também chama os representantes de fóruns estaduais de educação a participarem da reunião que acontecerá em Brasília no dia 11 de agosto.

Também foram disponibilizados para consulta os seguintes documentos referentes à Conape e ao Fórum:

– o não reconhecimento de um Fórum Nacional de Educação controlado pelo MEC;

– a denúncia sobre como o ministério inviabilizou a Conae 2018;

– o ofício do FNPE à Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão;

– o manifesto de lançamento da Conape;

– os encaminhamentos do FNPE, com divisão de tarefas entre as entidades que compõem a Secretaria Executiva do Fórum e informações sobre o Documento Referência e o Regimento.

Desafios e expectativas

Dentre os documentos necessários para a organização das conferências populares, apenas o regimento interno ainda não está pronto. Isso porque a sua construção depende da definição do tamanho da Conferência Nacional, para poder dimensionar o número de delegados(as) que devem compor a etapa nacional. Essa discussão está diretamente ligada com o financiamento da Conape – este o principal desafio enfrentado pelo FNPE no momento. De acordo com Andrea, o financiamento deve sair de um esforço de mobilização das próprias entidades participantes, e o regimento deve ser fechado até o início de agosto. Já para as etapas municipais e estaduais, a ideia é que as entidades locais façam esse esforço de mobilização e financiamento.

Andrea Gouveia, presidente da Anped (Créditos: Divulgação)

Mesmo os municípios que já realizaram as suas conferências municipais de educação, aos moldes do decreto de lançamento da Conae 2018 de maio de 2016, também podem aderir à Conape. “O fato de a conferência já ter acontecido não compromete a adesão à Conape, porque é só juntarmos e/ou retomarmos o debate. Certamente nesses fóruns as entidades do campo de defesa da escola pública já devem ter feito proposições de emenda ao Documento-Referência, então não podemos perder esse esforço de diálogo sobre a política educacional”, diz Andrea.

A presidente da Anped também explica que os municípios que não possuem fóruns de educação podem se articular para aderir à Conape, seja por meio de comitês locais ou por meio da articulação e mobilização das entidades representativas, garantindo que diferentes segmentos, setores e mesmo gestores(as) públicos participem do debate em torno da avaliação e do monitoramento dos planos de educação.

“O documento final dessa Conape vai atualizar o diagnóstico sobre os rumos da Educação nacional, mostrando quais são os riscos em torno do PNE e quais são as estratégicas necessárias para que possamos rever esses riscos. Ele vai servir de referência para quem quer planejar política pública, para a ação de todos os movimentos sociais, das administrações públicas, do Legislativo”, explica.

Calendário CONAPE 2018

– Conferências municipais e/ou intermunicipais: até outubro de 2017
– Conferências estaduais: até março de 2018
– CONAPE: de 26 a 28 de abril de 2018

Fonte: De olho nos planos

X .Brasil - BRASIL .Reuniões Conape - REUNIOES-CONAPE Acre - AC Alagoas - AL Amapá - AP Amazonas - AM Bahia - BA Ceará - CE Distrito Federal - DF Espírito Santo - ES Goiás - GO Maranhão - MA Mato Grosso - MT Mato Grosso do Sul - MS Minas Gerais - MG Pará - PA Paraíba - PB Paraná - PR Pernambuco - PE Piauí - PI Rio de Janeiro - RJ Rio Grande do Norte - RN Rio Grande do Sul - RS Rondônia - RO Roraima - RR Santa Catarina - SC São Paulo - SP Sergipe - SE Tocantins - TO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support