Compartilhe

O Fórum Estadual Popular de Educação de Mato Grosso (FEPE-MT) realiza no próximo final de semana, dias 6 e 7 de abril, a partir das 8h, no auditório da sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), em Cuiabá, a etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), abordando o tema “A Defesa da Educação Pública e a Construção da Sociedade Democrática.

O evento reunirá representantes da educação pública e movimentos sociais. O Fórum organizado por representantes dos diferentes segmentos da educação básica, tecnológica e superior, tem na coordenação a educadora Guelda Andrade, secretária de Políticas Educacionais do Sintep/MT.

Guelda destaca a importância da Conferência como espaço de análise das políticas públicas do atual governo federal para a educação. “Vivemos um momento de grande retrocesso na educação, que está descontruindo o que foi elaborado coletivamente no Plano Nacional de Educação (PNE) por meio de duas CONAE com representação de todos os segmentos da sociedade brasileira, isso não é pouca coisa. É preciso revalidar as decisões coletivas de todos os segmentos da sociedade para reafirmamos nossos objetivos fazermos a resistência e o enfrentamento”, disse.A Conape é defendida, como um muro de sustentação, contra os ataques do governo de Michel Temer ao Plano Nacional de Educação (PNE) – construído democraticamente, antes do golpe de 2016.

O ataque contra a base popular do Fórum Nacional de Educação, ocorrido em 2017, quando o MEC destituiu os representantes de movimentos populares do campo e da cidade, foi o motivador para que mais de 50 entidades filiadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), em todo o Brasil, mantivessem o compromisso com a educação democrática e promovessem a Conape 2018 em todas suas etapas programadas, em todos os estados brasileiros.

O Fórum de Mato Grosso elegerá delegados/as para a Conferência nacional Popular de Educação em Belo Horizonte, nos dias 24, 25 e 26 de maio, onde juntos farão o debate em defesa da educação brasileira com representantes do todo o país.

Confira abaixo a programação da etapa estadual

PROGRAMAÇÃO

TEMA: “(Re) Significando os Planos de Educação pela Participação Popular”

Dia 06/04/2018 sexta-feira:

8h30 min.: Abertura Oficial
9h: Apresentação Cultural
9h30min.: Leitura e Aprovação do Regimento
Coordenação: Guelda Cristina de Oliveira Andrade (Coordenadora do FEPE)
Marilda de Oliveira Costa (Vice-Coordenadora do FEPE)
Gilmar Soares Ferreira (CNTE)

10h: Palestra de Abertura: A Conjuntura Política e Educacional e os Reflexos do Golpe de Estado em Curso.
Expositor/a: Prof. Esp. Henrique Lopes do Nascimento (Presidente do Sintep-MT)
Prof. Dr. Domingos Sávio da Cunha Garcia (Presidente da Adunemat)
Coordenação: Jocilene Barbosa dos Santos (SINTEP – MT)
Maria Luiza Troian (SINPROTEC)

13h 30min. Plenárias de Eixos
Eixos I e II: “Planos Decenais e SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação” e “Planos Decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.”
Expositor/a: Prof. Dr. Odorico Cardoso Neto (UFMT)
Prof. Dr. Dimas Santana Souza Neves (UNEMAT)
Coordenação: Maria Celma de Oliveira (SINTEP-MT)
Gislaine Dias Florentino Ferreira (SINPROTEC)

Eixos III e IV: “Plano Decenais e SNE e Gestão Democrática: participação popular e controle social” e “Planos Decenais, SNE e Democratização da Educação: permanência e gestão. ”
Expositor/a: Prof.ª Dra. Marilda de Oliveira Costa (UNEMAT)
Coordenação: João Eudes da Anunciação (SINTEP – MT)
Gabriel Henrique do Carmo (AME)

Eixos V e VI: “Planos Decenais, SNE, Educação e Diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão” e “Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de Desenvolvimento e Educação: cultura, ciências, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação”.
Expositor/a: Prof.ª Dra. Edna Luzia Almeida Sampaio (UNEMAT)
Prof. Júlio Cesar Martins Viana
Coordenação: Doralice Vieira de Castro (SINTEP-MT)
João Luiz Dourado (CUT)

Eixos VII e VIII: “Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde” e “Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social. ”
Expositores: Prof. Esp. Gilmar Soares Ferreira (SINTEP-MT)
Prof. Dr. Bartolomeu José Ribeiro de Sousa (ANFOPE)
Coordenação: Ana Lúcia Antônia da Silva (SINTEP-MT)
Tânia Cristina Crivelin Jorra (SINTEP-MT)
18h: Encerramento

Dia 7/04/2018 sábado

9h Plenária Final
Coordenação: Guelda Cristina de Oliveira Andrade (Coordenadora do FEPE)
Marilda de Oliveira Costa (Vice-Coordenadora do FEPE)
Gilmar Soares Ferreira (CNTE)

14h Retorno à Plenária Final
18h30min.: Encerramento

X .Brasil - BRASIL .Reuniões Conape - REUNIOES-CONAPE Acre - AC Alagoas - AL Amapá - AP Amazonas - AM Bahia - BA Ceará - CE Distrito Federal - DF Espírito Santo - ES Goiás - GO Maranhão - MA Mato Grosso - MT Mato Grosso do Sul - MS Minas Gerais - MG Pará - PA Paraíba - PB Paraná - PR Pernambuco - PE Piauí - PI Rio de Janeiro - RJ Rio Grande do Norte - RN Rio Grande do Sul - RS Rondônia - RO Roraima - RR Santa Catarina - SC São Paulo - SP Sergipe - SE Tocantins - TO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support