Compartilhe

A preocupante crise política e social gerada pelo aumento de tarifas de transporte é uma das consequências do fracasso das políticas neoliberais desenvolvidas nas últimas décadas no Chile, que impuseram aumentos permanentes nos serviços públicos, estagnaram salários, retiraram direitos trabalhistas e previdenciários, e atacaram direitos sociais.

A insatisfação e as reivindicações dos povos não podem ser respondidas com práticas antidemocráticas e violentas, pela via da utilização das Forças Armadas. Políticas antipopulares sobre pensões, impostos, condições de trabalho e de vida digna não podem ser debatidas e encaminhadas sob clima de violência e presença de militares em ruas e avenidas.

As justas e equilibradas manifestações da maioria da população em defesa do Estado Democrático e da garantia de direitos sociais não podem ser confundidas com atos de violência, vandalismo e delinquência, praticados por milícias e grupos paramilitares que visam, em sintonia com o governo, impulsionar a criminalização dos movimentos sociais.

Manifestamos nossa solidariedade ao povo chileno e suas reivindicações por direitos e melhores condições de trabalho e vida e, para isso, é fundamental que o governo restabeleça a institucionalidade democrática e devolva os militares aos quarteis, dialogando de forma civilizada com as organizações representativas dos trabalhadores e movimentos sociais, atendendo as demandas da população.

É fundamental que haja respeito às manifestações, que cesse a violência e se promova uma ampla concertação social no Chile, com preservação do regime democrático.

21 de outubro de 2019.
FÓRUM NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO

ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação ANPED – Associação Nacional de pós-graduação e Pesquisa em Educação CNTE – Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação

CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura CONTEE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino CUT – Central Única dos trabalhadores

FASUBRA – Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras

PROIFES – Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico

UNE – União Nacional dos Estudantes

FEEs – Fóruns Estaduais Populares de Educação dos estados de Pernambuco, Goiás, Mato Grosso do Sul e Bahia