Compartilhe

Manifestamos nossa total preocupação com a consolidação de uma realidade em que acadêmicos são perseguidos (e/ou conduzidos coercitivamente) sempre em procedimentos de exceção, ostensivos, ofensivos que, primeiro, expõem as pessoas e suas biografias à opinião pública para, somente depois, apurar com equilíbrio e isenção. 

O presidente da OAB-SC, expressou apoio ao reitor e chefe de Gabinete e ressaltou, em sua fala, a defesa da democracia. Veja mais.

O FNPE vem denunciando e se manifestando sobre recentes episódios que se desdobram pelo país:

—–

O PROIFES-Federação se solidariza com os professores Ubaldo Balthazar (reitor da Universidade Federal de Santa Catarina) e Áureo Moraes (seu chefe de gabinete), que estão sendo ameaçados com prisão e multa por não terem reprimido manifestações de denúncia ao abuso de autoridade policial que levou à morte do então reitor Luiz Carlos Cancellier.

Ao mesmo tempo, o PROIFES-Federação expressa seu contundente repúdio a mais esta ação que visa impedir o direito de livre expressão do pensamento, e que, ao procurar intimidar e silenciar manifestações legítimas, coloca-se em absoluto descompasso com o que deve prevalecer em um Estado Democrático de Direito.

Trata-se de um ataque a todos os educadores brasileiros e, em particular, aos professores e professoras das redes federais de Universidades e Institutos Federais.

Trata-se de uma inaceitável tentativa de cerceamento da autonomia universitária, em clara violação dos princípios e valores inscritos na Constituição Federal de 1988, carta magna do Brasil.

O assédio moral às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), pela via da criminalização do pensamento crítico é incompatível com a construção de um Brasil justo, democrático, desenvolvido e soberano.

Não iremos, portanto, tolerar a imposição de um Estado policial, que se manifesta com iniciativas como essa, que visam impedir que o abuso de autoridade, cometido quando da invasão ao campus em 2017, seja exposto e denunciado.

Como representante de professores e professoras de Universidades e Institutos Federais, o PROIFES-Federação denuncia publicamente essas lamentáveis e inadmissíveis ações, afirmando e reafirmando a sua firme e inabalável disposição de resistir a quaisquer tentativas de retorno a tempos obscuros de arbítrio e autoritarismo.

X .Brasil - BRASIL .Reuniões Conape - REUNIOES-CONAPE Acre - AC Alagoas - AL Amapá - AP Amazonas - AM Bahia - BA Ceará - CE Distrito Federal - DF Espírito Santo - ES Goiás - GO Maranhão - MA Mato Grosso - MT Mato Grosso do Sul - MS Minas Gerais - MG Pará - PA Paraíba - PB Paraná - PR Pernambuco - PE Piauí - PI Rio de Janeiro - RJ Rio Grande do Norte - RN Rio Grande do Sul - RS Rondônia - RO Roraima - RR Santa Catarina - SC São Paulo - SP Sergipe - SE Tocantins - TO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support