Compartilhe

O Fórum Nacional da Educação do Campo – FONEC vem a público manifestar repúdio e posicionamento em relação às declarações da candidatura Bolsonaro sobre educação e sobre a população que vive, trabalha e estuda no campo.

Revela, além de profunda ignorância e desconhecimento, desprezo e preconceito especialmente com os indígenas e quilombolas, mas não deixa de atacar também os direitos dos/as agricultores/as familiares e assentados/as ao propor, como solução para os históricos problemas de acesso à educação, a educação à distância.

Grandes conquistas tiveram os/as camponeses nos últimos 20 anos, no campo da educação, graças à luta dos movimentos e organizações sociais e sindicais, por um lado, mas também à implementação de políticas públicas que organizaram as condições de acesso de grandes contingentes de camponeses/as à sala de aula, em todos os níveis.

Todas essas conquistas encontram-se em gravíssimo risco sob um suposto governo Bolsonaro. Mas é ainda mais grave: ameaça fechar as escolas públicas municipais e estaduais dos assentamentos, por razões autoritárias e desrespeitosas com as centenas de milhares de famílias que ali vivem há décadas.

Os efeitos de tais anúncios afetarão direta e igualmente também os/as docentes/as e as escolas e as universidades por meio de constrangimento, punições e processos judiciais. Afetarão diretamente os cursos de Licenciatura em Educação do Campo, por meio de cancelamento de bolsas quilombolas, bolsa assistência, corte imediato de financiamento a projetos de extensão e pesquisa junto a essas populações.

Nosso compromisso histórico com o direito à Educação do Campo agora se manifesta no apoio à candidatura de HADDAD que já demonstrou seu compromisso quando Ministro, ao assinar o Decreto que criou a Política Nacional de Educação do Campo e o PRONERA como parte da Política de Estado; criou os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e financiou a alternância; instituiu as bolsas estudantis e criou programas de formação continuada para educadores/as das escolas do campo, entre tantas outras iniciativas.

Educação do Campo é direito. Nenhum passo atrás. HADDAD PRESIDENTE!

Brasília, 24 de Outubro de 2018.

Acesse a nota na íntegra.

X .Brasil - BRASIL .Reuniões Conape - REUNIOES-CONAPE Acre - AC Alagoas - AL Amapá - AP Amazonas - AM Bahia - BA Ceará - CE Distrito Federal - DF Espírito Santo - ES Goiás - GO Maranhão - MA Mato Grosso - MT Mato Grosso do Sul - MS Minas Gerais - MG Pará - PA Paraíba - PB Paraná - PR Pernambuco - PE Piauí - PI Rio de Janeiro - RJ Rio Grande do Norte - RN Rio Grande do Sul - RS Rondônia - RO Roraima - RR Santa Catarina - SC São Paulo - SP Sergipe - SE Tocantins - TO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support