Compartilhe

O Fórum Estadual de Educação do Piauí (FEE-PI) esteve reunido dias 18 e 19 de setembro em Teresina para discutir as proposta da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) para 2018 e aprovou pela Adesão do Piauí à realização da CONAPE/2018. Agora são 23 estados que realizarão a Conferência Popular de educação com o objetivo de buscar alternativas e o desenvolvimento das políticas públicas voltadas para a manutenção e valorização da educação pública e com qualidade.

No dia 18 o FEE-PI recebeu o professor Tino Lourenço, representante da CUT no Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), que fez um histórico das Conferências de Educação, como as CONAE 2010 e 2014, que apresentaram um Plano de Educação que foi aprovado pelo Congresso Nacional, mas que não foi implementado pelo governo. “Após o golpe dado no Brasil criou um estado de exceção, o governo federal fez um verdadeiro desmonte na educação pública, inclusive fez um desmonte no Ministério de Educação (MEC) e destituiu várias entidades da área da educação básica do Fórum Nacional”, disse Tino.

Um novo Fórum foi criado – “Diante do retrocesso que esta atitude do MEC, ao comando do golpista Temer, representou, as entidades comprometidas com a educação pública se retiraram do antigo fórum e criaram um novo espaço, o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), para construir uma Conferência Popular de Educação referendada por um documento referência, como um espaço de resistência e de confronto com esse desmonte que vem sendo promovido na educação, principalmente na educação púbica brasileira”, reforçou Lourenço.

Sobre a realização da CONAPE/2018, 22 estados e agora o Piauí que concordaram que irão realizar a conferência. Uma preocupação que tem sido cora o Piauí é a questão do financiamento do evento que é de responsabilidade do MEC, e o fato do FNPE não concordar com o desmonte que o ministério vem promovendo no país com as reformas, principalmente na educação, vai render um bom embate sobre a questão.

A presidente do Sinte-PI, professora Paulina Almeida parabenizou a explanação do representante da CUT e do FNPE, e colocou a entidade à disposição na luta. “Parabenizamos o Tino pela exposição e queremos dizer que o SINTE-PI vai encapar esta luta juntamente com o Fórum Estadual de Educação e as demais entidades que tem compromisso com a educação básica pública para construirmos as Conferências municipais, estaduais e a nacional. A educação é uma luta de todos!”, finalizou Paulina.

Por Gleydjane Moura do Sinte-PI (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública no Piauí).