Compartilhe

Nesta sexta-feira (20) pela manhã, em Curitiba, iniciam-se os trabalhos para a realização da etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), que acontecerá de 26 a 28 de abril de 2018, em Belo Horizonte (MG).

A defesa da escola pública e seu processo de construção democrático são o foco do debate, que não pode perder espaço para uma concepção de Estado que prioriza o interesse privado em detrimento do investimento em políticas públicas que promovam uma sociedade mais justa e igualitária.

A coordenadora do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública e vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), professora Marlei Fernandes, abriu o encontro com ênfase no papel da Conape. “Temos que tomar cuidado para fazer um debate esclarecedor e contundente a todos. Precisamos sair muito organizados deste lançamento e depois atentar-se às próximas fases elaborativas e de encaminhamentos para as diversas conferências regionais e municipais. É um movimento democrático, plural e inclusivo”, destaca Marlei Fernandes.

De Brasília para Curitiba, o coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE) e presidente da CNTE, Heleno Araújo, enfatiza que hoje é preciso realmente muita energia para enfrentar os desafios impostos. “De fato, a responsabilidade que sempre tivemos e cumprimos se coloca mais uma vez de forma forte. Aqui, no Paraná, o processo de redemocratização do nosso país continua a existir para avançar no direito à educação e democracia. O trabalho realizado no Paraná e a mobilização são exemplos e referências, principalmente no atual contexto do nosso país”, ressalta Heleno Araújo.

Um momento marcante de saudação e aplausos ao patrono da educação brasileira, Paulo Freire, por sua representação à escola pública e defesa. Um vídeo com sua trajetória histórica de ideais, palavras e sabedoria envolveu os(as) presentes.

Durante o lançamento, foram aprovadas as realizações de 29 conferências regionais, no dia 9 de dezembro de 2017, e da Conape estadual, no mês de março de 2018.

Além de Marlei Fernandes e de Heleno Araújo, participaram da mesa de lançamento da Conape Paraná as seguintes representações: Andreia Gouveia, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Andrea Caldas, coordenadora do Fórum Estadual de Educação (FEE-PR), Ursula Zanon, presidente da Federação das Associações de Pais, Mestres e Funcionários das Escolas Públicas do Estado do Paraná (Fepamef-PR), Marcelo Miranda, da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Flávio Silva, da Universidade Federal de Goiás, e o deputado estadual Professor Lemos (PT).

 

X .Brasil - BRASIL .Reuniões Conape - REUNIOES-CONAPE Acre - AC Alagoas - AL Amapá - AP Amazonas - AM Bahia - BA Ceará - CE Distrito Federal - DF Espírito Santo - ES Goiás - GO Maranhão - MA Mato Grosso - MT Mato Grosso do Sul - MS Minas Gerais - MG Pará - PA Paraíba - PB Paraná - PR Pernambuco - PE Piauí - PI Rio de Janeiro - RJ Rio Grande do Norte - RN Rio Grande do Sul - RS Rondônia - RO Roraima - RR Santa Catarina - SC São Paulo - SP Sergipe - SE Tocantins - TO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support