Compartilhe

Nesta sexta (09) e sábado (10), a etapa paranaense da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) será realizada no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba. Representantes da área da educação e da sociedade farão parte dessa iniciativa preparatória à Conape (veja aqui), que ocorrerá de 24 a 26 de maio de 2018, em Belo Horizonte (MG).

No Paraná, esforços da APP-Sindicato e do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública somam-se às atividades do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) na construção de debates democráticos. A educação pública no Brasil e a atual conjuntura econômica, política e social são algumas das diretrizes para o encontro.

A construção da Conape – A iniciativa é uma retomada do debate democrático pelo cumprimento das determinações do Plano Nacional de Educação (PNE), após a publicação do governo Temer (PMDB), da Portaria 577/2017, que desconstituiu o Fórum Nacional de Educação (FNE).

Com a intervenção do Ministério da Educação (MEC) e do governo Federal, no FNE, a construção democrática da Conferência Nacional de Educação (Conae), prevista no PNE para ocorrer a cada quatro anos, ficou comprometida.

Devido à mudança da conjuntura e não reconhecimento do MEC, várias entidades que se retiraram do FNE, constituíram o Fórum Popular de Educação, que organiza a realização da Conape.

Reflexos da Conape na conjuntura atual – A direção da APP-Sindicato destaca que a Conferência é um espaço de mobilização das frentes democráticas que defendem a educação pública de qualidade no país. Faz-se assim, um contraponto ao período de retrocessos, ataques, direitos e golpe. Reflete-se a necessidade de ter um Sistema Nacional de Educação para rever e repactuar a cooperação entre os entes federados e o Sistema de Ensino Pedagógico e Financeiro, com repasses para atender uma rede de educação. A referência é o PNE e atender as principais determinações com eixos em tópicos como: financiamento da educação, plano de carreiras e formação dos(as) profissionais(as).

PEC do Fim do Mundo (PEC 55) – Com a aprovação e o congelamento de gastos para 20 anos, ou seja, sem aumento do percentual para a educação, o resultado será a precarização da área educacional pública.

O presidente da APP, Hermes Leão, destaca que “é urgente mostrar para a sociedade que é necessário cumprir o que o PNE determina para avançar em outras pautas e fazer frente à conjuntura de ataques e retrocessos contra a educação”.

Confira a chamada da vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), professora Marlei Fernandes, que ressalta a importância da Conape:

Conape Paraná – Curitiba

Data: sexta-feira (09/03) e sábado (10/03)

Local: Colégio Estadual do Paraná (CEP)

Programação:

09/03 (Sexta – feira)
8h – Credenciamento
9h – Intervenção cultural
9h30 – Abertura
10h – Leitura e aprovação do Regimento
10h30 – Conferência inicial
11h30 – Debate
12h30 – Ato da CONAPE em defesa da educação
13h – Intervalo para almoço
14h30 – Plenária de Eixos
18h – Encerramento

10/03 (Sábado)
9h – Intervenção Cultural
9h30 – Plenária Final
13h – Encerramento

X .Brasil - BRASIL .Reuniões Conape - REUNIOES-CONAPE Acre - AC Alagoas - AL Amapá - AP Amazonas - AM Bahia - BA Ceará - CE Distrito Federal - DF Espírito Santo - ES Goiás - GO Maranhão - MA Mato Grosso - MT Mato Grosso do Sul - MS Minas Gerais - MG Pará - PA Paraíba - PB Paraná - PR Pernambuco - PE Piauí - PI Rio de Janeiro - RJ Rio Grande do Norte - RN Rio Grande do Sul - RS Rondônia - RO Roraima - RR Santa Catarina - SC São Paulo - SP Sergipe - SE Tocantins - TO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support