Compartilhe

A governadora Fátima Bezerra designou os professores Allan Solano Souza e Jean Mac Cole Tavares Santos, ambos da Faculdade de Educação (FE), para representar a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) na Etapa Nacional da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape).

Agendado para ocorrer entre os dias 15 e 17 de julho em Natal, o evento, com programação presencial e virtual, é coordenado pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), em articulação com o Fórum Estadual de Educação (FEERN).

Na designação, aparecem ainda, como suplentes, as professoras Nazineide Brito e Rita Samuel Bezerra.

Neste ano, a temática geral é “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es” e o lema, “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Os interessados em submeter resumos para a conferência podem fazê-lo até 30 de março através dos endereços eletrônicos conape@fnpe.com.br e conape2022@gmail.com, nas condições descritas no site oficial da Conape (AQUI).

“Na conferência, temos apresentação de trabalhos acadêmicos, que formam um importante espaço de discussão e socialização sobre os desafios para a garantia do direito à educação em um contexto de reconstrução do País”, disse o professor Allan Solano Souza, que destaca a importância da realização.

Além disso, promove-se reflexão sobre as experiências educacionais e escolares, acadêmicas, institucionais, das redes e sistemas de ensino, dos diversos movimentos sociais, das entidades sindicais e estudantis, dos movimentos pela diversidade.

Isso para tratar dos desafios atinentes à materialização do Sistema Nacional de Educação e dos planos de educação (nacional, estaduais, distrital e municipais).

A Conape será precedida da Conferência Estadual Popular de Educação, a ser realizada nos dias 10 e 11 de março de forma virtual.

FONTE: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte