Compartilhe

O Fórum Estadual de Educação do Pará, diante do grave momento político que a nação atravessa, caracterizado pela polarização eleitoral entre dois grandes projetos de sociedade, vem a público se posicionar de forma inequívoca na defesa intransigente dos valores da democracia, da garantia dos direitos, da dignidade da pessoa humana, do pluralismo político, da ética e da cultura de paz. O Fórum compreende que na história presente e futura do país não deve haver mais lugar para propostas ou iniciativas de cunho autoritário, fundamentadas em preceitos e atos de corrupção, desvios morais ou de apologia à violência como caminhos para resolução de problemas sociais, políticos e econômicos, além de entender – enquanto colegiado de entidades comprometidas com o diálogo educacional e com um projeto de educação baseado nos princípios do respeito à liberdade e apreço a tolerância (LDB, Inciso IV, art. 3º) – que os educadores em particular e a sociedade paraense em geral devem estar alertas para o enfrentamento da corrupção, do autoritarismo e em proteção às instituições democráticas.

O Fórum defende ainda a manutenção dos direitos e garantias individuais e coletivos, dos direitos sociais e direitos políticos previstos nos artigos 5º a 16 respectivamente, da presente Constituição Federal.

Finalmente, e tendo em vista a efetivação do Plano Nacional de Educação e seus congêneres subnacionais, convocamos todos à luta pela reafirmação do compromisso democrático , ético e moral com uma educação verdadeiramente transformadora.