Fórum Permanente de Educação de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Educação articulam o lançamento da Conferência de Educação de Minas Gerais.
O Lançamento da Conferência da Educação do Estado de Minas Gerais ocorrerá no dia 15 de setembro às 11 horas na Escola Estadual Central em Belo Horizonte. As ações relativas à Conape estão se desdobrando a partir de importante interação entre o Fórum de Educação e Secretaria de Educação que estão construindo uma agenda comum de trabalho para promover a participação social no debate educacional e no monitoramento dos planos de educação.
O Cronograma:
- Conferências Municipais – até dia 15 de outubro de 2017
- Conferências Territoriais – do dia 16 de outubro a 15 de dezembro de 2017
- Conferência Estadual de Educação de MG – 22 a 25 de março de 2018
- As Conferências Territoriais serão 12 em todo o estado, conforme organização da ultima CONAE.
A Secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo, também já reiterou a disposição para agendar uma atividade para discutir a infraestrutura da Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE com o FNPE. A etapa nacional, em abril, ocorrerá em Minas Gerais.
A atividade já considera o conjunto de materiais produzidos pelo FNPE, documento referência e regimento interno, para o planejamento das ações em todo o Estado. No Estado, o diálogo entre o Fórum Permanente de Educação e a gestão estadual tem sido a tônica para a organização desse importante espaço de participação que é a conferência. O tema adotado se harmoniza com as orientações do FNPE: A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG) e a implementação dos Planos de Educação.
Para Heleno Araújo o lançamento no Estado, somado a inúmeras outras atividades de mobilização, articulação, planejamento em todo país, expressam o vigor da Conferência Nacional Popular de Educação e o compromisso da sociedade com a agenda educacional. “Estamos em um processo forte, em que as entidades do FNPE como um todo estão fortemente comprometidas com as ações da Conape. Realizamos, recentemente, mais uma reunião importante para delimitar mais orientações aos estados, ao DF e aos municípios em relação à organização das conferência e, portanto, as respostas tem sido muito positivas e a grande maioria dos estados, com o engajamento de algumas gestões inclusive, como no caso de Minas, tem realizado suas atividades e feito o planejamento para as Conferências Populares, fundamentais na conjuntura atual. Ganha a educação e a sociedade brasileira com os processos em curso”.
Mais informações https://www.educacao.mg.gov.br/sobre/mapa-do-site/conferencia-de-educacao-de-minas-gerais