Durante o X Encontro Estadual de Educação do Sintep/MT, entidades ligadas à Educação lançaram a Conferência Nacional Popular de Educação do Estado, a CONAPEE. A Conferência é uma forma de reafirmar coletivamente a importância da democracia participativa no âmbito da Educação Brasileira e estadual. Nessa etapa, que será de 22 a 25 de novembro, os educadores/as faráo o debate sobre a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) e avaliação do Plano Estadual de Educação (PEE).
Participaram do lançamento o secretário de Assuntos Educacionais da CNTE e dirigente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira; o professor doutor João Monlevade; o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes; o professor doutor UFG, Luiz Dourado; o presidente da CUT-MT, João Dourado; a secretária de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Guelda Andrade; o presidente da Associação Mato-grossense de Estudantes (AME), Juarez França; o professor da UFMT, Bartolomeu José Ribeiro de Souza; a representante do Mieib, Heleny Bazano; e a presidente do Sinprotec/MT, Maria Luiza Troiano.
A etapa estadual elegerá delegados e deliberará os encaminhamentos estaduais para a CONAPE 2018. Uma das reações à portaria do Ministério da Educação (MEC) que excluiu representantes de diversas entidades do Fórum Nacional de Educação (FNE). Ao contrário da Conferência Nacional de Educação do MEC, ainda sem perspectiva de realização, a CONAPE já tem calendário definido. As etapas estaduais e distrital começam agora e vão até março de 2018 e nos dias 26, 27 e 28 de abril, ocorre a etapa nacional.