Entidades e movimentos se organizam para garantir a realização de Conferências Municipais e da etapa estadual de Conferência Nacional de Educação.
Após amplo debate sobre a implementação das políticas educacionais no país e no Espírito Santo, sindicatos, fóruns, conselhos, entidades representativas e movimentos organizados ligados à educação decidiram, nesta quarta-feira (23), pela fundação da Seção Regional do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE-ES).
A reunião, realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), contou com 21 representações de organizações e de movimentos sociais capixabas, que debateram a participação dos segmentos populares nas etapas estadual e nacional da Conferência Nacional de Educação 2018 (CONAE 2018) e a realização da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018).
O encontro contou com apresentação do histórico de desmonte do Fórum Nacional de Educação (FNE) e tentativa de inviabilização da CONAE 2018, promovido pelo Governo Federal desde o golpe de 2016. Também debateu o alinhamento da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU) com o governo de Michel Temer e o temor pela tentativa de desarticulação do Fórum Estadual de Educação do Espírito Santo (FEE-ES), que reuniu-se apenas duas vezes nos últimos dois anos e não está monitorando o Plano Estadual de Educação.
O FEE-ES é constituído por representações do governo estadual e de vários segmentos ligados à área educacional e possui papel determinante na realização das etapas municipais e estadual da Conferência Nacional de Educação.
Diante do cenário de ameaças à construção democrática das decisões sobre políticas educacionais, as lideranças presentes constituíram o Fórum Nacional Popular de Educação no Espírito Santo e encaminharam a necessidade de articulação da etapa estadual da CONAPE 2018.
Próximos passos
Uma próxima reunião será realizada nesta quinta-feira (31), às 15h, na sede do Sindiupes, para tratar da adesão de novas entidades e movimentos, além dos encaminhamentos para garantia das Conferências Municipais. A reunião também tratará da realização da Conferência Estadual Popular de Educação no Espírito Santo.
Estão convocados todos os movimentos, representações de entidades, fóruns e conselhos ligados à educação. A sede do Sindiupes fica na Rua Gama Rosa, 216, Centro, Vitória-ES.
Presentes na primeira reunião:
· Associação de Pais de Alunos do Estado do Espírito Santo – ASSOPAES (Núcleo Vitória)
· Associação de Pós-Graduandos da Ufes – APG Ufes/ ANPG
· Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
· Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – ANFOPE – ES
· Campanha Nacional Pelo Direito à Educação – Comitê ES
· Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) – Seccional ES
· Comitê Estadual de Educação do Campo
· Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
· Conselho Municipal de Educação de Cariacica (Comec)
· Conselho Municipal de Enfrentamento à Discriminação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais –LGBT e promoção de direitos de Cariacica.
· Federação Estadual de Trabalhadores em Estabelecimentos Privados de Ensino do ES (FETRAEE)
· Fórum Estadual LGBT
· Fórum Municipal de Educação de Vitória
· Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – MIEIB
· Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo – NEPALES/Ufes
· Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado do Espírito Santo – SindEducação/ES
· Sindicato dos Professores no Estado do Espírito Santo (Sinpro/ES)
· Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo – Sindiupes
· União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) – Regional ES
· União Nacional dos Estudantes – UNE
· União Nacional LGBT – UnaLGBT – Representação Regional ES