Compartilhe

No último dia 19 de agosto, o FNPE reuniu seu Pleno (entidades nacionais e fóruns pelos estados) para discussões e encaminhamentos sobre a educação no país.

Na oportunidade foram oferecidos informes sobre as mobilizações nacionais e pelos estados, calendários de conferências livres, lançamentos de etapas nacionais, tanto pelas entidades nacionais quanto pelas representações dos fóruns nos estados.

Os membros da Coordenação Executiva Tino Lourenço (CUT), Romualdo Portela de Oliveira (Anpae), Gabriel Barros e Guilherme Barbosa (UNE) fizeram análises sobre a Conjuntura atual tratando do aprofundamento de uma agenda regressiva em termos de direitos, da conduta genocida e beligerante do Presidente da República e sobre os retrocessos agudos em diferentes áreas e setores do campo educacional, além do desserviço que presta o Ministro da Educação com suas declarações absurdas e discriminatórias.

O Pleno do FNPE também acolheu as solicitações de ingresso do Coletivo Nacional de Educação da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). O FNPE passa a ter 44 entidades nacionais representativas em sua composição.

Além disso, após as discussões, ficou indicada e ratificada a realização da Etapa Nacional, entre os dias 15, 16 e 17 de julho de 2022 (um final de semana), em Natal – RN, para assegurar o caráter popular e a participação de vários setores e segmentos da educação e da sociedade em um local adequado.

O FNPE também oficiou todas as entidades e fóruns solicitando iniciativas de fortalecimento da Conape.

Relato da Reunião do Pleno pode ser obtido AQUI
Ofício nº 027/2021/FNPE de Encaminhamentos do FNPE AQUI
Imagens da Reunião do Pleno do FNPE: