O assassinato de Marielle Franco e Anderson Pedro Gomes é mais uma tentativa de calar o povo
O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) é contra o aprofundamento do Golpe representado também pela intervenção Federal no estado do RJ e manifesta seu pesar diante do atroz assassinato da Vereadora Marielle Franco e do trabalhador Anderson Pedro Gomes.
Este crime brutal, com fortes e marcados traços de crime político e execução, é mais um duro ataque à cidadania e à democracia em nosso país, que vem sendo vilipendiadas pelo ódio e pelo fascismo, tácita ou explicitamente patrocinados pelos agentes do Golpe.
É fundamental que seja amplamente divulgado que a Vereadora Marielle fiscalizava e denunciava a intervenção federal e as ações letais da Polícia Militar no Estado, bem como defendia a educação, a cultura e o conjunto de direitos civis, políticos e sociais, notadamente dos mais pobres, de mães, de negros e negras e LGBTs.
Associamo-nos a todos e todas que exigem a apuração imediata, célere e rigorosa desse bárbaro e covarde crime que pretende intimidar pobres, negros e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, que se manifestam por justiça, igualdade e melhores condições de vida.
Nos solidarizamos com os(as) amigos(as)familiares, moradores da comunidade da Maré e militantes do Psol e reafirmamos que a luta de Marielle, que nos honra, é a luta de todos nós e não se encerra com sua partida.
Seguiremos denunciando e combatendo as violências, as tentativas de retirada de direitos e a escalada autoritária no país.
Marielle: Presente!
Anderson: Presente!
FÓRUM NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO