Aos vinte e um dias do mês de agosto de dois mil e dezessete, com início às 9h, no auditório do Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, localizado no bairro de Mangabeira, no município de João Pessoa – PB, realizou-se a Reunião Integrada do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), Fórum Estadual de Educação e os Fóruns Municipais de Educação da Paraíba.
Cerca de 200 (duzentas) pessoas, provenientes de 95(noventa e cinco) municípios da Paraíba, participaram do referido evento. A professora Giselda Freire Diniz, Coordenadora – Geral do FEEPB, fez a abertura do evento, agradecendo a presença de todos/todas e enaltecendo a importância da realização dessa reunião integrada, para o fortalecimento dos movimentos de luta e resistência, diante do atual contexto educacional, no âmbito da política do Governo Federal que vem retirando direitos sociais conquistados ao longo das últimas décadas, a duras penas.
Na sequência, o professor Luiz de Sousa Júnior, integrante do Fórum Estadual de Educação, representando a Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE – PB, foi convidado para fazer uma análise da atual conjuntura político-econômica e seus reflexos sobre a política nacional de efetivação do Plano Nacional e dos Planos Subnacionais de Educação. O tema de sua palestra versou sobre “O golpe midiático-jurídico e seus reflexos na educação nacional”.
Em seguida, o professor Heleno Araújo, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE e Coordenador-Geral do FNPE, foi convidado a falar sobre os “Fóruns Permanentes de Educação e as Conferências de Educação: Participação social”. Findas as duas palestras, a professora Giselda conduziu o debate que se estendeu até as 13h. As falas giraram em torno de questões ligadas à educação nacional e local, como: privatização da educação; valorização dos profissionais da educação; Planos Nacional, Estaduais e Municipais de Educação e organização das Conferências Municipais/ Intermunicipais e Estadual de Educação, preparatórias para a CONAPE 2018.