Compartilhe

O Pleno do FNPE realizou reunião virtual nesta sexta-feira, 26 de junho, contando com ampla participação das diversas entidades que compõem o Fórum Nacional Popular de Educação, dentre elas a ANPEd, representa pela Primeira Secretária, Maria Luiza Sussekind. Na pauta do encontro online, em virtude da pandemia e necessidade de isolamento social, ocorreram  informes da Coordenação Executiva e dos Fóruns nos Estados, sobre o novo Fundeb, complementação de GT para planejamento de Canal de manifestação da Comunidade Escolar, além de apresentação de proposta de calendário de eventos julho e 2° semestre e encaminhamentos sobre novos membros, manifestações, instruções e encaminhamentos

A reunião e participação das entidades reafirma-se de fundamental importância para barrar os retrocessos e garantamos avanços no campo educacional, em favor de uma educação plural e democrática, pública, gratuita, laica e de qualidade social.

O FNPE também encaminhou no sentido de manter a mobilização #VotaFundeb e divulgar as peças produzidas pela CNTE, reforçando mobilizações simultâneas em favor do novo Fundeb.

Foram dadas informações da Coordenação Executiva sobre o Fundeb, Materiais Divulgação, Manifesto a ser lançado no dia 16 de junho, em Plenária Nacional do Fórum. Também foi acolhido novo membro do FNPE, a SBEnBio.

Os fóruns de educação de mais de uma dezena de estados da federação participaram e trataram, por meio de suas representações, do Fundeb, da questão da educação não presencial e EAD em tempo de pandemia, das atividades que vêm desenvolvendo para dinamizar e mobilizar localmente e da necessidade de diretrizes e referências do FNPE que orientem as candidaturas nas eleições deste ano em relação à educação.

O Fórum ainda deliberou a constituição de Grupo de Trabalho que se debruçará sobre sobre um “canal-plataforma”, pública, de interação com a comunidade educacional nestes tempos de pandemia e pós-pandemia. O Grupo de Trabalho contará com a participação de entidades do FNPE e fóruns dos estados.

O FNPE discutiu e também encaminhou a proposta de Calendário de eventos julho e 2° semestre, além da proposta inicial de Plenária Nacional (16 de julho) apresentada pelo professor e diretor da Anpae, Luiz Dourado.