Prezados/as
A Coordenação do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública vem por meio deste CONVIDAR todos(as) para uma reunião de organização da Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE. A CONAPE deve representar uma importante forma de organização dos(as) trabalhadores(as) em educação na resistência aos desmandos do governo golpista federal, que desconstruiu o calendário da Conferência Nacional de Educação de 2018 (Conae-2018) e desfigurou o Fórum Nacional de Educação (FNE).
No dia 27 de abril de 2017, o governo federal lançou uma portaria que retirou do Fórum Nacional de Educação uma série de entidades representativas dos(as) trabalhadores(as) e que foram fundamentais na construção do Plano Nacional de Educação. Em função desta atitude arbitrária, muitas entidades preocupadas com a defesa e promoção do direito à educação pública, gratuita, laica e de qualidade decidiram se retirar do FNE. Tomar a decisão de não participar do Fórum Nacional de Educação, após tanto esforço para construí-lo, não foi uma decisão fácil. Contudo, é inaceitável este tipo de intervenção autoritária em processos participativos de construção de políticas educacionais.
Para manter a mobilização em torno dos compromissos com a educação, várias entidades reuniram-se em um espaço de defesa da participação popular na construção das políticas públicas, criando o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE). O FNPE decidiu, na sequência, convocar a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), que já está marcada para o mês de abril de 2018, na cidade de Belo Horizonte (MG).
Neste sentido, o Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública está convidando as suas entidades filiadas para uma reunião organizativa da CONAPE e suas etapas até a Conferência Nacional. A reunião acontecerá no dia 10 de outubro de 2017, no Salão da sede estadual da APP-Sindicato, na Avenida Iguaçu, n. 880, em Curitiba, às 18h00.
Este é um difícil momento de ataques sobre a educação nacional e que vai exigir muito esforço e participação de todos e todas que lutam pela escola pública.
COORDENAÇÃO DO FÓRUM PARANAENSE EM DEFESA DA ESCOLA