Compartilhe

O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), que integra 45 entidades educacionais do campo popular e democrático no Brasil, apoia a produção da primeira série de TV latinoamericana “Operação Condor”, com 7 (sete) episódios, que vai abordar os crimes contra os profissionais da educação pelas ditaduras na América Latina.

Para Fátima Silva, uma das Coordenadoras Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), ressalta o apoio a série de TV Operação Condor, que pretende resgatar luta dos profissionais da educação pela o retorno da democracia nos países que tiveram ditaduras militares, é fundamental para o acesso à memória, verdade e justiça na América Latina, “Nosso patrono da Educação Paulo Freire, foi umas das vítimas da ditadura militar brasileira. A Série de TV OPERAÇÃO CONDOR de Cleonildo Cruz e Luiz Gonzaga Belluzzo, composta de 7 (sete) episódios, é necessária para desnudar esse pacto criminal e aliança política-militar-empresarial entre os países: Chile, Brasil, Argentina, Bolívia, Peru, Paraguai e Uruguai; que pactuaram a Operação Condor com o apoio logístico e financeiro dos Estados Unidos da América. Pela verdade, memoria e justiça na América Latina”, conclui, Fátima Silva.

O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), se junta as entidades nacionais e internacionais de educação, direitos humanos, economia e engenharia no apoio a série de TV Operação Condor:

–  Confederação Nacional dos Trabalhadores Educação – CNTE,

– Confederação dos Trabalhadores em Educação nos Estabelecimentos de Ensino – CONTEE

– Internacional de la Educación (IE)

– Internacional de la Educación América Latina.

– Instituto de Políticas Públicas em Direitos do Mercosul, com sede em Montevideo

– Museu de Memória e Direitos Humanos do governo do Chile

– OEA – Corte Interamericana de Direitos Humanos; da Associação Brasileira de Imprensa

– Associação Brasileira de Economistas

– Clube de Engenharia do Brasil

– Associação de Imprensa do Brasil

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo será o diretor da série televisiva “Operação Condor”.

O renomado economista brasileiro Belluzzo aceitou o convite de Cleonildo Cruz para realizar a análise econômica dos regimes militares que fizeram parte da Operação Condor. Para Belluzzo, “as ditaduras na América do Sul tinham ‘liberalismo’ sem liberdade e vigilância dos Estados Unidos. Nossa série televisiva latino-americana “Operação Condor” revelará, detalhadamente, o que foi esse pacto criminoso, uma aliança político-militar-empresarial entre países: Chile, Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Peru”, conclui Belluzzo.

Luiz Gonzaga Belluzzo

A série “Operação Condor” promete ser um acréscimo importante ao conhecimento e compreensão das consequências profundas e traumáticas das ditaduras na América Latina. Com uma abordagem multidimensional que inclui análises económicas e violações dos direitos humanos, a série assume o compromisso de explorar não só a história, mas também as implicações sociais e políticas que estas operações tiveram na vida de milhões de pessoas.

A série de televisão latino-americana abordará os crimes das ditaduras na América Latina contra os profissionais da educação em seus 7 (sete) episódios:

  1. Chile: Pablo Neruda;
  2. Brasil: Memória, verdade e justiça;
  3. Argentina: Explosões de automóveis;
  4. Uruguai: Voos da morte;
  5. Paraguai: Ossadas de desaparecidos;
  6. Bolívia: Desaparecimentos forçados de pessoas;
  7. Peru: Conexão Europa.

Cronograma das filmagens nos países

– 11/03/2025 a 27/03/2025 – Uruguai (Montevideo) Chile (Santiago do Chile) Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul)

– 15/04/2025 a 30/04/2025 – Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul)

– 13/05/2025 a 30/05/2025 – Paraguai (Assunção)

– 10/06/2025 a 27/06/2025 – Argentina

– 15/07/2025 a 31/07/2025 – Chile (Santiago do Chile)

– 12/08/2025 a 30/08/2025 – Peru (Lima)

– 02/09/2025 a 20/09/2025 – Bolívia (La Paz e Santa Cruz de La Sierra)

https://www.serietvoperacaocondor.rec.br/