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A ANPEd reafirma para este 2018 que se inicia a defesa da educação pública, laica, gratuita, para todos e com inclusão social, respeito à pluralidade de pensamentos e qualidade socialmente referenciada. A gestão que estará à frente da Associação no biênio 2017-2019 – chapa “Resistência Criativa” – igualmente renova a defesa da democracia e da gestão democrática do sistema educacional e da pesquisa em todos os espaços institucionais.

Para que isso ocorra, no entanto, não podemos perder de vista o contexto vivido pelo país desde 2016, com o aprofundamento das políticas de desmonte da perspectiva de proteção social e cidadania para todos, a consolidação de  políticas de ajuste fiscal, baixa regulação econômica para o mercado, contenção de direitos sociais e de encorajamento de discursos fundamentalistas, racistas, sexistas. Nessa perspectiva, universidade pública, enquanto território e símbolo da liberdade de pensamento e direitos, tem sido atacada de várias formas, seja pela retórica neoliberal de políticos e do Banco Mundial no questionamento da gratuidade e eficiência do ensino público superior, seja por ações de movimentos reacionários e da polícia federal, no sentido de constranger professores e reitores fazendo uso expedientes que afrontam o estado de direito.

É nesse sentido que apresentamos a coletânea “Universidade Pública: democracia, diferença e resistência”, para a qual convidamos associados/as professores/as, mestrandos/as e doutorandos/as das cinco regiões do país a nos contarem como democracia e gratuidade do ensino se relacionam com suas formações e visões da sociedade.

Confira os depoimentos navegando pelo menu à direita.

“Universidade Pública: democracia, diferença e resistência!”

FONTE: http://www.anped.org.br/content/universidade-publica-democracia-diferenca-e-resistencia